TIPOS DE ARGAMASSA
Argamassa pronta– Como o nome diz, ela já vem pronta. É necessária somente a aplicação de água. As prontas são aquelas compostas por cimento, areia e aditivos com funções de retenção de água, para não secar e fissurar, e de incorporação de ar, que cria bolhas dentro da massa, o que a torna mais macia e fácil de ser misturada. Esse tipo de argamassa serve para execução do assentamento de revestimentos cerâmicos e também para o reboco.
Argamassa virada – A argamassa virada em obra é o famoso cimento, cal e areia. Esse é o tipo que pode sofrer mais alterações devido às qualidades das variáveis e, por isso, o que está mais sujeito a patologias. Normalmente, é utilizada também para assentamento e reboco. Na preparação da argamassa virada em obra, é utilizada betoneira e a qualidade do produto final depende dessa mistura, sendo possível alcançar massa mais dura ou mole. Para assentamentos, geralmente, é usada a massa mais firme e para reboco, um pouco mais mole.
Argamassas colantes – As argamassas colantes têm a função de colar o revestimento. Para essa tipologia, existem três perguntas fundamentais: o tipo de argamassa que será utilizado, qual o tamanho da peça do revestimento e onde será aplicada – área interna ou externa, por exemplo. Na argamassa colante, o produto também é entregue pronto, já contando com cimento, areia e aditivos. É necessário somente adicionar água, misturar e está pronta para aplicação.