TECNOLOGIA A FAVOR DA PRODUÇÃO DE ARGAMASSAS
A grande maioria das construtoras, como é de esperar, tem como objetivo aumentar a produtividade nas obras a fim de diminuir custos e despesas, o que pode ser feito com maior investimento em tecnologia na construção civil. Aumentar a produtividade e eficiência na produção de argamassa com a ajuda da tecnologia requer planejamento e investimentos. Se existe aumento da produtividade, existe também um aumento na eficiência dessa construtora.
Confundir produtividade com produção é um erro que muita gente pode cometer. Embora sejam termos parecidos, seus significados são diferentes. Produção é o resultado da atividade executada em uma empresa dentro de um período de tempo. Produtividade é a capacidade de se produzir mais utilizando cada vez menos tempo, dinheiro e mão de obra.
Um produto diferenciado garante mais agilidade, melhor acabamento e outros benefícios às obras. A construção civil é um setor constantemente beneficiado com investimentos tecnológicos, sejam em ferramentas ou produtos químicos, que contribuem para melhorar a qualidade e a velocidade das obras. Entre as diversas tecnologias, destaca-se a argamassa estabilizada, que vem sendo cada vez mais utilizada, devido ao seu formato industrializado, que proporciona facilidade e diversidade de aplicação.
Em comparação com a argamassa comum, que precisa ser preparada por completo durante a obra, a estabilizada possui a vantagem de ser adquirida praticamente pronta. O produto estabilizado é preparado quimicamente com cimento, areia, aditivos e água. Antes da aplicação, o único processo é o controle do tempo, quando se devem analisar questões como densidade, consistência, aderência e resistência, que garantem um dos principais benefícios deste tipo de argamassa, que é a agilidade nos trabalhos da construção.
Entre os importantes produtos que compõem os novos tipos de argamassa estabilizada e que as tornam diferenciadas da argamassa comum, estão os aditivos, que contribuem para todo o processo de aplicação e secagem na obra.